My Photo
Name:
Location: Brasília, DF, Brazil

Somos o futuro do Jornalismo mixto.

Sunday, November 26, 2006

Dirigindo no meio da selva...

Penso a respeito do trânsito em Itajaí-SC. Penso, logo existo... Penso demais sobre o trânsito na cidade e logo terei uma úlcera.

Vim de Brasília, onde o trânsito é relativamente organizado. Pelo menos em relação a Itajaí, cidade portuária com um fluxo contínuo quase arterial de caminhões contêineres.
Aqui pude ver como as leis de trânsito são desfavoráveis a quem paga IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Ora, nós pagamos essa merda para que se dê jeito nas vias que transitamos todos os dias, para que sejam pagas pessoas competentes pra botar ordem na bagaça e o que vemos aqui em Itajaí??
Um bando de indigente tomando conta das pistas, infringindo diariamente todas as normas de trânsito, sejam eles pedestres ou ciclistas, pelo simples fato de só olhar pro próprio umbigo e nem sequer pensar nas conseqüências dos seus atos para com o tráfego dos veículos.
Senão vejamos...
Tentem imaginar uma situação. Você está dirigindo o seu carro, com um caminhão de 20 Toneladas à sua direita, enquanto lá na frente, um ciclista está a pedalar atrás do outro, em uma mini fila indiana...
A pista é de mão contra-mão... quando a carreta vai passar pelos ciclistas, o pedalante de trás resolve, em uma manobra ousada, ultrapassar o da frente. Só que ele não tem seta nem retrovisor na sua caloi...
Assumindo o papel do ciclista, o que você faria, se houvesse uma jamanta de mais de 20 mil Kg bufando atrás de você, numa rua estreita?
Aposto que você, esclarecido e com o raciocínio equilibrado pensou: "ou encostava a bicicleta, ou ia para a calçada ou, no mínimo, olharia para trás para ver se o veículo estava perto"
Pois é, nessa situação hipotética, sigamos como seria na realidade de Itajaí...
O ciclista, sem olhar, puxou para a esquerda do da frente, em cima do caminhão, para ultrapassar...
O caminhão desvia fechando você, motorista cidadão, que paga impostos em dia e está doido pra chegar em casa para ver o Jornal ou ir ao banheiro aliviar ou brincar com o cachorro ou simplesmente para fazer 357 abdominais e 31 poli-chinelos. Mas esqueça o que você estava indo fazer, pois o caminhão acabou de te dar uma fechada daquelas!!! Naturalmente você ou vai para a outra pista, avançando assim a contra-mão ou deixa o trambolho passar por cima de você.

Pergunta 1:
Por que os ciclistas daqui ocupam mais espaço da pista que os carros?

Pergunta 2:
Por que os ciclistas ocupam as pistas que são pagas pelos donos de veículos automotivos?

Pergunta 3:
Por que não há multa ou sanção a esses parasitas? Ah... não dá pra multar. Então apreende a porra da bicicleta, BARALHO!!

Pergunta 4:
É possível um ser humano de carne e osso manter a calma com tal quadro?

Respondam e comentem, eu preciso de respostas.

Beijo do Gordo, UÔÔÔU!

6 Comments:

Blogger Rafael Perfeito said...

João e suas tendências fascistóides. O problema, meu caro, não é o conforto, o lazer ou a paciência do motorista blindado dentro de seu carro.

O problema é uma porrada de gente que não tem dinheiro pra comprar carro (nem vou chegar no IPVA) e utiliza um método econômico e não poluente, que é a bicicleta.

Minto, o problema não é essa porrada de gente. Você citou Brasília, nossa cidade. Aqui morrem ciclistas todos os dias, outro dia, inclusive, morreu um conhecido meu. E não fez manobras ultra radicais ao lado de um caminhão de 20 toneladas. Foi catado na faixa central do eixão por um carro desgovernado.

No afã louco de entrar na era do "fordismo", o Brasil esqueceu que aqui a origem é outra.

O que falta, meu caro, é ciclovia.
Em Itajaí, em Brasília, no Rio de Janeiro e até na puta que pariu, se para lá o transeunte quiser se dirigir.

Não culpe o coitado da bicicleta de dentro da sua blindagem mecânica. Ele pode ser louco e idiota, mas a bicicleta é um meio de transporte como qualquer outro e devia ser mais respeitado, pelos carros e pelos governos.

Eu já fui muito de bicicleta para o trabalho. Não sou obrigado a ter um carro. Não sou obrigado a me sacrificar para comprar um.

Agora o Estado sim. Este deveria ser obrigado a construir ciclovias.
É só o pessoal se organizar. Aqui em Brasília já há várias ONGs pressionando o governo. Alguns deputados se elegeram com o compromisso de criar as tais ciclovias.

Você está apontando a sua metralhadora gorda pro lugar errado.
E pra variar, aponta pros pobres coitados!!!

Beijunda

8:33 AM  
Blogger Correio Terráqueo said...

RÉPLICA:

É, meu caro... pra variar você absorveu só o que te convinha...
Se você lê, você repara que o grande problema levantado é a falta de critério com as punições aos infratores e, claramente a falta de bom senso do idiotas que aqui circulam, inclusive nos locais com ciclovia, como é exemplo claro no PROMORAR daqui, onde a ciclovia tem até sinal. Mesmo assim esses animais andam fora da porra da via. Então, antes de ler o texto totalmente na defensiva e tendencioso, favor se informar melhor.
Babaca completo.
Beijo na bunda.

3:22 AM  
Blogger Rafael Perfeito said...

Engraçado é você copiar e colar a sua réplica no meu blogue, dentro de um outro texto que você nem sequer teve a educação de comentar.

Muito obrigado.

Qual a intenção? Auto promoção?
Eu venho aqui pra debater idéias.

Bom, não tiro a razão do que você escreve. Mas você tem um tom sensacionalista que por vezes esbarra no fascismo.

Que bom que há ciclovias aí em Itajaí.

Em Buenos Aires também há. E os ciclistas argentinos também não respeitam....

4:10 AM  
Blogger Correio Terráqueo said...

Tréplica:

Meu discurso beira ao fascismo mesmo, assim como o teu beira ao ridículo. ahahahahahah
Não adianta continuar com essa idéia de que o povo SEMPRE está certo e SEMPRE é a vítima.

Você precisa parar de ler e absorver as coisas com 100 pedras na mão e, como você mesmo prega, se informar antes de tirar conclusões passionais.

Quero que vc se exploda junto com os ciclistas daqui!!!

11:10 AM  
Blogger Rafael Perfeito said...

Cala a boouucca!!!
Ouviu???
Cala a bouuca!

4:08 AM  
Blogger Gustavo Trajano said...

AAAAAAaaahhhhhhhhhhh o Verão!!!

Yeah! Yeah!

Se beber não dirija!!!

2:54 PM  

Post a Comment

<< Home